Trabalho

A falta de emprego é um problema nacional, mas cabe a cada região fomentar o aumento de oportunidades para diminuir o déficit de emprego existentes.  Em Teresópolis a falta de uma "identidade" dificulta a criação de novas oportunidades.

É preciso analisar mais profundamente a vocação da cidade para qual setor o município deva buscar novos parceiros e investimentos para diminuir o índice de desemprego na cidade.  Como em municípios vizinhos, (Petrópolis e Friburgo) Teresópolis precisa criar um mercado específico para trabalhar inicialmente com foco no resultado final.

"Atirar" para todos os lados tem sido uma tática um tanto falha e a falta de um foco causa um atraso no desenvolvimento econômico do município.  Atualmente a cidade vive basicamente do comércio varejista, poucas industrias conseguiram se manter na cidade e o salário baixo restringe a população ao lazer familiar.


(investimento em encubadoras e qualificação técnica)


Trabalhar um setor como o têxtil a exemplo dos nossos vizinhos pode ser uma das saídas para dinamizar o comércio local e atrair novos investimentos para a cidade. No entanto a falta de mão de obra poderá ser um obstáculo.  A capacitação técnica em conjunto com possíveis investidores poderá ser uma saída para a geração de emprego e renda no município.

Outro setor que pode ser explorado na cidade é o da educação, onde o aumento de universidades no município pode trazer novos investimentos para a cidade principalmente na área de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário