Minha História

Nascido em Teresópolis, em 20 de maio de 1970,  filho de José Ponte e Nilce Paim, ele carpinteiro e ela costureira, vivi grande parte da minha infância no bairro do Alto, próximo a antiga carpintaria São Benedito, onde meu pai era empregado.  Aventuramos sair da cidade em 1980 quando fomos morar pela primeira vez em Vitória-ES, buscando uma qualidade de vida melhor.  No entanto esbarramos nas dificuldades que grande parte dos brasileiros tinham naquela época ( o desemprego), e passando por muitas dificuldades voltamos a nossa cidade de origem um ano depois.

Moramos então no Vale do Paraíso (em uma Vila ao lado da Medeiros), foi quando então sentimos na pele a pela primeira vez uma tragédia natural de grande proporção no município. Grande parte da cidade ficou submersa. Naquele momento sentimos o que muita gente sente até os dias de hoje a cada grande chuva que desaba na cidade.

Com todos pertences perdidos, demos início a uma nova jornada,com trabalho duro durante um ano meus pais construíram uma casa no bairro dos Artistas onde moramos durante um bom tempo . Nesta época, já vislumbrando ter uma vida melhor e com mais recursos comecei a fazer quadros em madeira revestidos com fotos de folhinhas de calendário (quem é da época lembra bem como eram utilizados), fazia uma pequena produção e vendia entre os próprios familiares.

Não satisfeito como os resultados passei por uma temporada vendendo frutas como vendedor ambulante e flores (plantadas por mim) nos pontos de ônibus no centro da cidade. Até que por intermédio de uma amizade consegui meu primeiro emprego (ainda que informal) com o Sr. Américo (in memorian) gerente do Parque Filadélfia, controlando o tempo  dos brinquedos infantis daquele parque.

A situação naquela época ainda não nos eram favorecida e a convite de familiares  tentamos novamente ganhar a vida em Vitória-Es dois anos mais tarde. Sem obter sucesso enfrentamos mais uma vez a falta de apoio e a desconfiança das pessoas.  Já adolescente resolvi então auxiliar meus pais na renda familiar, foi quando passei a vender jornais e pães utilizando uma pequena bicicleta nos bairros recém construídos pelo governo (BNH) no município de Serra (ES) aproveitando a oportunidade de alí não ter comércio instalado.

Após um período um pouco maior do que a primeira vez, retornarmos a Teresópolis, para ficarmos em definitivo na cidade em que nasci.  Meus pais adquiriram um pequeno terreno no bairro Santa Cecília, que naquela época ainda se chamava "Lama-Fria", e em regime de multirão e muito trabalho construímos a casa que eles vivem até os dias de hoje.

Toda esta situação me fez refletir e aumentou o meu desejo de vencer, e através deste busquei me capacitar em algo que pudesse me dar uma garantia de emprego e estabilidade.  Trabalhando como empacotador no ainda ABC e logo em seguida como cobrador na VDDL, adquiri um curso por correspondência do INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO (IUB), para aprender eletrônica e durante um ano estudei firmemente, pois acreditava que poderia ter uma vida melhor.  Através do conhecimento adquirido neste curso comecei a trabalhar na RADIOTEC, como auxiliar técnico (1990) e  a partir daí consegui dar rumo a minha vida profissional e conquistar o meu espaço. Fiz novos cursos na área, me aperfeiçoei e ampliei meus conhecimentos até abrir minha própria empresa que desde 1993 vem atendendo a um vasto público na cidade com seriedade e competência.

Me casei pela primeira vez em 1995, e deste matrimônio gerou-se meus dois primeiros filhos, Letícia e Daniel, a união não foi duradoura mas o enlace através dos filhos nos permitiram permanecer com a amizade familiar até os dias de hoje.  Atualmente casado com Luciana, enfermeira e mãe da minha terceira filha a pequena Julia.

Em 2008 ingressei na política me candidatando ao cargo de vereador, e sem alcançar o sucesso, resolvi me preparar, não só para vencer a eleição, mas para que tenha condição de representar o povo desta cidade, ajudar aqueles que como eu sentiram na pele o quanto é sofrível a falta de apoio.  Ingressei em uma faculdade de Gestão Pública, e durante 3 anos estudei e busquei as informações necessárias para criar métodos de gestão que tragam resultados positivos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois acredito nelas, como acreditei em mim, e Eu venci e vou vencer novamente, o tempo não sei, mas sei que vou vencer, pois sou assim.

Esse é o resumo de minha história.


Um comentário:

  1. Parabéns, Alexandre Paim, isso não é uma história, é uma saga! Registro com alegria que, em comum, temos um curso de eletrônica do Instituto Universal Brasileiro no currículo...

    ResponderExcluir